Buscar
  • Casa Moderna

Por que todo Projeto de Iluminação é importante?



Projeto luminotécnico: o que é e como pode valorizar a minha obra?


Uma iluminação com resultado perfeito começa com um primoroso projeto luminotécnico. Mas o que exatamente é um projeto luminotécnico? É o planejamento eficiente da iluminação de um determinado ambiente, que pensa no espaço como um todo. Portanto, ele deve ser elaborado por um arquiteto ou design de interiores especialista no assunto.




Um projeto bem elaborado trabalha de maneira conjunta a luz artificial e natural, com objetivo na economia e sustentabilidade, de maneira equilibrada e eficiente, proporcionando bem estar e conforto das pessoas e, isso tudo, sem excessos ou falta de luminosidade.


Na preparação deste projeto é feito um levantamento técnico para avaliar vários fatores, tais como: projeto arquitetônico do imóvel, distribuição de mobiliários, particularidades no tipo da instalação, setorização de ambientes e o consumo de energia.





Tudo é desenvolvido levando em conta as necessidades específicas de cada ambiente.


No final, o projeto irá definir a quantidade, tipo e intensidade das luminárias que serão utilizadas.


Projeto elétrico: a importância de um especialista


Já falamos sobre o projeto luminotécnico e como isso pode fazer a diferença em um ambiente. O projeto elétrico prevê pontos de energia (para a instalação de tomadas) e de carga nos ambientes, de acordo com os móveis, eletrodomésticos e eletrônicos a serem utilizados e/ou instalados.




É importante que cada ambiente tenha um estudo preciso e profissional para dimensionamento de pontos de tomada de carga específica. Cozinhas e áreas de serviço, por exemplo, exigem atenção especial, pois utilizam eletrodomésticos que demandam rede elétrica acima de 1000w, tais como fornos elétricos, micro-ondas, máquinas de lavar, secadoras e trituradores.


Adequações no quadro de força monofásico, bifásico e trifásico, redes de alimentação, quadros de distribuição e centro de medição podem ser necessários e devem ser feitos por profissional especialista no assunto. A Casa Moderna tem compromisso com a segurança de seus clientes!


A iluminação pode fazer a diferença no ambiente!


Alguns truques de arquitetura e decoração são capazes de valorizar o ambiente. Já vimos que os espelhos podem criar a sensação de amplitude em um determinado ambiente. Hoje, vamos falar como a iluminação adequada é capaz de valorizar a decoração e evidenciar alguns detalhes, tais como: revestimentos e texturas na parede, plantas, esculturas, quadros e outros adornos.





Existem alguns tipos de iluminação, que podem ser utilizadas de forma isolada ou em conjunto, para obter estes resultados. Veja se eles podem ser utilizados na sua casa!


- Iluminação difusa: modelo de iluminação mais tradicional, com distribuição uniforme da luz e sem contrastes no ambiente. Geralmente a lâmpada fica instalada no teto e de forma centralizada, bastante utilizada em banheiros, quartos e salas. Pode ser utilizada em conjunto com outros tipos de iluminação, como por exemplo a iluminação direta.




- Iluminação direta: é quando o foco de luz incide diretamente sobre algum ponto ou objeto específico. Pode ser utilizada no forro de gesso, por exemplo, para destacar algum detalhe na parede ou móvel. Também muito utilizado em forma de abajur ou luminárias.




- Iluminação indireta: mais comumente utilizada em forros de gesso, através das sancas e rasgos. A iluminação é instalada de forma que o fluxo de luz seja refletido pela superfície branca do teto, distribuindo a iluminação por todo local, o que proporciona ao ambiente um ar mais decorativo e intimista. Geralmente utilizado em salas e quartos.




Posts recentes

Ver tudo